Revisar e refletir - passo a passo para te ajudar a analisar 2020 antes de planejar 2021

Estamos caminhando para o final do mês de novembro, período de reflexão e revisão do ano que esta findando, por aqui começo o movimento de avaliar e refletir sobre o que aconteceu e como eu desejo cocriar o meu próximo ano.


Uma das ações que mais amo fazer desde a minha adolescência é tirar um tempo para reflexões e analises, todo final de ano, sento com cadernos, folhas, agenda / planner e tudo mais que usei para o ano em questão e começo a revisitar aquele ano.


Essa revisão tem por objetivo principal recordar, avaliar, agradecer, rastrear e me ajuda no planejamento do ano seguinte, usando como base as ações que deram certo, os aprendizados, o que deu errado, o que eu desejo manter ou tirar da minha vida.


As vezes falando sobre esse assunto com as pessoas percebo que não é um hábito comum fazer as revisões, no geral as pessoas até refletem sobre o ano que passou, mas sem usar um olhar analítico sobre os fatos, fazendo com que no momento de planejar um novo ano fiquem perdidas, criando metas fantasiosas e sem nenhum plano de ação para realiza-las.


Então, para ajudar nesse processo de revisão eu trouxe um passo a passo que vai te guiar e facilitar essa análise.

1. Prepare o ambiente - sim, preparar o ambiente e a sua energia para este momento é super importante e pode te ajudar a fazer disso um ritual. Eu sempre coloco cristais que trazem mais aterramento e foco (pra não viajar no mundo das lembranças rs) como a Jaspe Vermelha, Hematita, Turmalina negra, uso também cristais que ajudam a trazer mais clareza mental como a sodalita, o quartzo cristal e a calcita ótica. No ambiente uso um Spray com óleo essencial de alecrim que ajuda na clareza e na recuperação de memórias , eu uso o Spray Vibracional Foco do Flor da Vida Vibracionais , você também pode ter um raminho de alecrim com você para ir cheirando, no mais coloco uma musica bem suave para não me distrair.


2. Coletar informações: junte todo material de controle e acompanhamento que você usou durante o ano - pode ser sua agenda, cadernos de anotação, listas, aplicativos de acompanhamento de projetos, planner.


3. Separe as áreas da vida que vai analisar por vez, caso tenha feito exercícios de autoanalise como a roda da vida por exemplo já deixe em mãos, para que use de ponto de partida. Eu separo assim: eu comigo mesma (emoções, autocuidado, hobbies, diversão), saúde, finanças, trabalho, espiritualidade, relacionamentos (familiar, amoroso, amizades), objetivos importantes (geralmente a longo prazo)


4. Agora você pode escolher se vai fazer essa análise toda de uma vez ou se vai precisar de mais de um dia. Faça como for mais leve e prazeroso para você.


5. Olhando agora para cada área da sua vida que você decidiu fazer essa análise, comece buscando tomar consciência de tudo que você é grata(o), desde as situações boas, até os aprendizados que por ventura tenham vindo de situações desafiadoras. Começar na energia da Gratidão faz toda a diferença e nos impede de assumirmos a posição de vitimismo quando precisamos olhar para os nossos erros e desafios.


6. Tenha folhas em branco ou um caderno para ir anotando as reflexões, insights, ações que você quer colocar no planejamento do próximo ano, pendências relacionadas ao assunto que ainda da tempo de resolver.


7. Conforme for fazendo as anotações, já analise se você deseja repetir as ações no próximo, mudar as estratégias, não repetir determinadas coisas, se não conseguiu realizar metas ou hábitos o que te impediu ( nada de colocar a responsabilidade nos outros hein).


8. Para concluir, faça um resumo de tudo que será "levado" para o próximo ano para criar seu planejamento de 2021.


Sabemos que 2020 tem sido um ano desafiador, nos vimos impedidos de fazer muitas coisas, tivemos que nos adaptar a uma nova realidade, e ela deve ser considerada na hora de planejar o próximo ano, que aliás é assunto para o próximo post aqui do Blog - Planejando um 2021 mágico.


Espero que essas dicas tenham te ajudado a trazer clareza para a revisão anual e que tenha te inspirado a fazer também.


Até nosso próximo encontro por aqui

Com amor

Carol Bevilacqua

Olá, que bom ver você por aqui!

Eu sou a Carol e por aqui compartilho com você o que aprendi e vivo diariamente sobre autoconhecimento, cuidados holísticos e desenvolvimento pessoal.

Fique por dentro de todos os posts

Obrigado por assinar!

  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Pinterest