Detox digital - 21 ações pra você colocar em prática agora.

Talvez você esteja se perguntando o que tem a ver detox digital com a série escrevendo com a lua, já vou te explicar e vai fazer todo sentido, vem comigo!




Desde o início da pandemia o mundo digital tomou uma proporção muito maior nas nossas vidas, antes tínhamos vida social, podíamos sair para encontrar nossos amigos e família, muitos de nós trabalhávamos fora também, de repente tudo precisou ser transferido para o digital, encontros com os amigos, reuniões familiares, trabalho e estudos, claro que uma hora isso ia começar a trazer consequências.


Ta bom Carol, isso eu sei, ainda não entendi onde você quer chegar associando isso a energia da lua você pode estar pensando, então vamos trazer clareza pra isso.


Estamos no momento que escrevo esse post na fase minguante da lua, a fase propícia para limpezas, destralhes, encerramentos, certo? E pensando nisso não adianta então focar em destralhar só a casa, fazer limpeza energética, queimar carta e no fim, ter uma vida digital cheia de coisas que só estão nos sobrecarregando e nos deixando cada vez mais drenadas e estressadas.


Por isso se tem um momento ótimo para fazer isso que você ainda vai receber uma forcinha extra da lua é AGORA.


Eu queria me aprofundar mais sobre os malefícios cientificamente comprovados do uso exagerado das telas e das questões emocionais envolvidas com as redes sociais mas quero ser mais direta nesse post, num próximo vou trazer detalhes e informações incríveis que tenho estudado.


Boa vontade e menos desculpas


É pois é, vamos fazer o que eu chamo de "durahealing" que é um puxão de orelha com amor rs

Desde quando eu atendia em consultório que ensinava para os pacientes o que deveriam fazer para restaurar a saúde, mudar hábitos, curar doenças e desequilíbrios já vinha a velha resistência ao novo e a dedicação, aaahhh mas eu não quero dormir mais cedo pra diminuir minha ansiedade, aahhh mas eu não consigo, aaahhh mas eu marido, esposa, namorado não vai gostar se eu mudar, se eu comer sozinha, se eu não sair, se eu não... (insira aqui qualquer desculpa), eu sei que as vezes na sua cabeça você acha que não é desculpa, que realmente é complicado mudar, mas o quanto você já usou sua boa vontade pra fazer essa mudança?


Estou falando tudo isso por que eu sei que estamos todos viciados no mundo digital, sei que ele supre vários vazios criados pela pandemia e também por uma vida vivida as vezes sem propósito e conexão, não estou dizendo que vai ser super difícil e também não estou dizendo que é super fácil, mas requer comprometimento e boa vontade, digo boa vontade e não força de vontade por que acredito que tudo que você precisa se esforçar pra fazer, que você precisa por força não é pra você, e logo irá desistir, isso é papo pra outro momento.


Vou sugerir algumas ações de ações mais rápidas e algumas que precisarão de mais tempo para se tornarem hábitos, então faça tranquilamente, não aplique tudo de uma vez, isso vai te deixar estressada e você com certeza vai desistir.


Vamos as práticas então:


O PODER DO AGORA não estou falando do livro rs


  1. Desative as notificações do seu celular, especialmente as de redes sociais, de aplicativos que você não usa e todas que sentir que te deixam ansiosa. Experimente não ter o dia todo seu celular acendendo e chamando sua atenção e libertador! Você merece paz, e além disso você vai ver como seu dia será mais produtivo com menos convites a distração.

  2. Cancele assinatura de newsletters e e-mails promocionais que você não abre, nem se lembra de ter assinado, é maravilhoso viver com menos lixo eletrônico e pessoas/empresas que lutam pela sua atenção, mantenha só os que você quer acompanhar de verdade e vai abrir sempre que receber.

  3. Pare de seguir pessoas que não somam e não te inspiram, e pare principalmente de seguir quem te faz sentir em desvantagem, menos interessante, menos bonita etc. Eu não gosto dessa história de siga no máximo 100 pessoas, não passe de 70 , blá blá blá, você é livre para seguir quem e quantas pessoas quiser, seja feliz e cuide para seguir pessoas que acrescentem algo positivo na sua vida.

  4. Exclua aplicativos que você não usa, simples né? Se não usa não precisa, abra espaço na memória e na sua vida

  5. Feche as guias que você não esta usando, sim isso poupa sua energia, especialmente se você esta trabalhando ou estudando, foque sua mente e suas ações em uma coisa de cada vez.

  6. Tome consciência do momento presente, verifique de tempos em tempos, como estou me sentindo? Que cheiro estou sentindo? Olhe ao redor o que você vê? Faça uma pausa, respire, alongue-se, levante a cabeça e se mexa um pouco.

  7. Limpe a caixa de entrada - arquive os e-mails importantes em pastas relevantes e exclua todo o resto, isso abre um espaço enorme na sua mente também.


Essas dicas de excluir e-mail, aplicativos e pessoas, assim como arquivos sem uso e sem importância, fotos repetidas do celular trazem mais leveza e abrem espaço mental e energético, afinal se tudo aquilo teve um minuto da sua atenção alguma vez já registrou uma "impressão energética", esta conectado a você - seja livre, libere essa energia!


Prática / desafio / abordagem com atenção


  1. Crie o hábito de não ficar verificando o celular toda hora, deixe-o em um comodo diferente de onde você está ou deixe-o com a tela para baixo pra você não ficar vendo ele acender sempre que houver algo acontecendo (caso você ainda tenha notificações) Defina momentos específicos para verificar as redes, bate papos, e-mails.

  2. Evite telas de qualquer tipo (celular, TV, kindle, computador) pelo menos 1 hora antes de dormir, isso vai ajudar seu ciclo circadiano se ajustar e você terá uma enorme melhora na qualidade do sono e na ansiedade.

  3. Desafie-se a ter um tempo sem redes sociais ( meio dia, um dia, um final de semana quem sabe), não acesse a rede e sinta como é ter um tempo conectada com a realidade.

  4. Um desafio maior, que tal passar um dia inteiro sem o celular? não esqueça de avisar sua família para te ligar se for importante.

  5. Defina um limite para o uso das redes, ex: 30min, 2 horas? Se você trabalha com as redes defina horários para postagens, responder mensagens e comentários, você não é obrigada a estar lá 24hs por dia, lembre-se disso! Ah o mesmo vale para responder mensagens no whatsapp

  6. Se você tem o hábito de acordar no meio da noite e verificar a hora no celular e já ver se tem notificação, volte as origens, coloque um relógio com despertador e deixe o celular carregando em outro cômodo. Valorize seu descanso.

  7. Se você usa o seu celular para ouvir músicas durante o exercício e vira e mexe para pra dar aquela conferida, deixe ele no modo avião ou no não perturbe, assim não tem interferência e você não perde o ritmo.

  8. Faça uma lista de coisas que você gosta de fazer fora do digital e use sempre que sentir aquela vontade de rolar a tela sem motivo só pra passar o tempo (ou procrastinar rs) - faça o que te deixa feliz, talvez cuidar das plantas? Pintar, bordar? Brincar com os bichinhos? Fazer as unhas? Ficar com o parceiro (a)? Coloque tudo na lista.

  9. Faça algo ao ar livre sem levar o telefone (passeios, jantar, compras)

  10. Pratique curtir o momento sem precisar compartilhar nas redes sociais.

  11. Coma com presença, que tal deixar o celular longe enquanto você faz uma refeição atenta e conectada? Observe os sabores, texturas, temperaturas e converse com quem estiver ao seu lado.

  12. Observe o caminho, olhe para a rua, veja as casas, pessoas, olhe para o céu, tem vida além da tela.

  13. Aproveite as pessoas, um dia a pandemia vai acabar, vamos voltar a nos reunir, aproveite para conversar olhando no olho, abrace, curta o momento.

  14. Use seu celular e as redes de forma positiva, busque aprender, se desenvolver, ajudar outras pessoas, fuja de fofocas, polêmicas, desgraças, eleve a frequência!

Escolha alguns itens, um por dia, experimente, veja como se sinta, coloque na sua rotina e depois me conta.


Espero que esse post te ajude a estar mais presente na sua vida.


Com amor e respeito

Até amanhã

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Olá, que bom ver você por aqui!

Eu sou a Carol e por aqui compartilho com você o que aprendi e vivo diariamente sobre autoconhecimento, cuidados holísticos e desenvolvimento pessoal.

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