A lua minguante no ciclo feminino

Assim como a lua nós mulheres também vivemos em ciclos, influenciadas por ela, saiba mais como essa fase influencia na sua vida e no seu ciclo.

Com certeza você já ouviu a frase "mulheres são de lua" ela é muito verdadeira, apesar de ser usada de forma pejorativa muitas vezes.


Nós mulheres somos realmente guiadas pela energia lunar, assim como as marés e toda a natureza, temos em nosso ciclo menstrual as mesmas quatro fases da lua, e ter conhecimento sobre isso nos da muito poder e liberdade para acessar nosso melhor e maior potencial.


Cabe dizer que esse conhecimento vem sendo resgatado nos últimos anos, após centenas de séculos onde a mulher foi podada de seus poderes, domesticada, levada a acreditar que seus ciclos são algo ruim, punição, algo que as enfraquece e as torna menos produtivas. Voltarei muitas vezes para falar sobre esse resgate do Sagrado Feminino, ciclicidade e outros assuntos importantes.


A lua tem uma energia feminina, Yin, de intuição, de introspecção e mistério, o Sol por sua vez tem uma energia masculina, yang e de ação, realização.

Os homens tem um padrão linear, não passam por variações hormonais como nós, que através do nosso ciclo menstrual temos esse movimento energético, emocional e hormonal cíclico.


Com o passar do anos, a vida moderna nos colocou em um padrão linear também (imposto pelo sistema patriarcal) porém, nosso corpo reluta e comunica o tempo todo sobre seus ciclos, e invés de termos ciclos leves, fluídos, onde conseguimos adaptar nossa rotina a como nos sentimos de acordo com as necessidades de cada fase, simplesmente ignoramos esses pedidos do corpo, anestesiamos eles com remédios, pílulas e atropelamos literalmente nossa energia.


O resultado disso são diversos problemas emocionais, TPM's terríveis, desconexão com a intuição e a feminilidade, ficamos perdidas tentando ser o que não somos, e esse é o resgate que vem sendo feito, saber sobre nossos ciclos, entender como nos sentimos, fazer escolhas inteligentes para cada fase nos liberta dessas dores e desequilíbrios, nos conecta com a nossa força e poder interior, assim como nossas ancestrais faziam.


A lua minguante no ciclo menstrual

O período do nosso ciclo que equivale a fase minguante da lua é o período pré-menstrual, ou seja, em média uma semana antes da menstruação.


Nessa fase nossa energia começa a diminuir, ainda temos picos de energia, motivação e ação, mas aos poucos começamos a ser convidadas pelo nosso corpo a diminuir o ritmo.


Nessa fase quando estamos demais desconectadas dos nossos ciclos ou quando tivemos um ciclo anterior (que conta da menstruação passada até a próxima menstruação) com muita tensão, questões emocionais não bem resolvidas, temos sintomas mais fortes e bem conhecidos como TPM, vem as cólicas, dores no corpo, irritação, choro, ansiedade, enfim, podem surgir diversos sintomas.


Quando usamos o ciclo menstrual para autoconhecimento, já podemos prever se teremos ou não sintomas assim na próxima menstruação, sabemos que atitudes precisamos tomar para aliviar isso.


A lua minguante interna é o momento de ir diminuindo o ritmo, o excesso de tarefas, evitar se possível trabalhos em grupo, reuniões, pois estaremos naturalmente mais introspectivas, com uma comunicação mais agressiva ou mais direta.


Essa fase também é conhecida como a fase criativa do ciclo, momento de permitir a intuição aflorar com mais intensidade, abrir espaço mental e deixar fluir as ideias e inspirações.

Bom momento para revisar, refletir e colocar uma lupa sobre o que precisa ser visto, transformado e curado, em nós e na nossa vida, a tal TPM faz sentido se trocar o "Tensão pré-menstrual" por "Tempo pra mim".


Dentro do possível, durante a sua fase minguante interna, busque colocar menos tarefas no dia, delegue mais, deixe as ações que exigem muita energia para depois da menstruação (fase da lua nova interna). Anote tudo que vier a cabeça, tenha um diário, busque se conectar com a sua intuição, essa é a fase do arquétipo da feiticeira.


Resumo da fase:

  • Busque diminuir o ritmo diário

  • Tire um tempo pra você

  • Acesse sua intuição

  • Bom momento para rituais de desapego, limpezas emocionais, leitura de oráculos

  • Fique atenta a sua comunicação que estará mais direta e talvez mais áspera

  • Delegue tarefas

  • Livre-se de ações e projetos que não funcionam e não trazem o resultado esperado

  • Use essa fase para avaliar seus sentimentos, saber como se sente em relação a tudo que tem feito na sua vida.

  • Procure atividades que te tragam calma

  • Reveja pontos importantes da sua vida e o que precisa ser mudado.


É importante dizer que nem sempre nosso ciclo interno está alinhado com o ciclo lunar externo e esta tudo bem, comece a se observar, perceba como se sente, o que altera seu ciclo, como funcionam as correlações pra você, cada mulher é única.


A cada ciclo vou trazer mais informações sobre nossa conexão com a lua interna e a lua externa, quanto mais mulheres souberem disso mais livres seremos, envie esse post para as mulheres que você se relaciona.


Espero que tenha gostado.

Até amanhã

Carol


IMG_20200917_153322_391_edited.jpg

Olá, que bom ver você por aqui!

Eu sou a Carol e por aqui compartilho com você o que aprendi e vivo diariamente sobre autoconhecimento, cuidados holísticos e desenvolvimento pessoal.

Fique por dentro de todos os posts

Obrigado por assinar!

  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Pinterest