10 dicas para preparar sua casa para a Primavera

Prepare sua casa para receber a estação das flores


Imagem: Pinterest


Quando vivemos conectados e alinhados com os ciclos da natureza, tudo em nós e em volta de nós muda de acordo com as estações.

Nosso corpo muda, nossa rotina muda e com isso refletimos também na nossa casa, que deve acompanhar esses ciclos de mudança também.


A primavera é uma estação que traz o renascimento, o florescer, traz de volta o calor, a energia e o movimento, nos sentimos mais leves, mais criativos e inspirados. Muitos de nós podem sofrer da famosa depressão sazonal durante o inverno e quando a primavera chega é como se todo pesar, letargia, melancolia fosse derretendo aos poucos com o calor que vai aquecendo nosso coração e nossas vidas.


Nossa casa também esta funcionando de acordo com o inverno, provavelmente a casa esteve mais fechada, cobertores mais pesados estão nas camas, cortinas e tapetes com acúmulo de pó por terem ficado mais tempo em uso, talvez casacos pendurados, e até decorações mais características de inverno estejam em uso, como mantas de sofá, tons mais terrosos, plantas verdes sem flores...


O inverno é a estação do recolhimento, de estar em casa, da introspecção, é natural que tudo fique mais quietinho, sem uso, com menos ventilação e cor. Agora devemos celebrar esse tempo de recolhimento, agradecer os aprendizados e abrir espaço para a nova estação.


Segue então as dicas do que eu costumo fazer em casa para preparar meu lar para a primavera, para florescer e renascer =)


1- Cortinas e Tapetes

Assim que o sol vai ficando mais quente e mais presente por aqui retiro as cortinas e tapetes para lavar, os tapetes pesados costumo guardar e deixar apenas os levinhos para as estações de calor.

Você pode mandar lavar na lavanderia e guardar cheirosos.

Na minha casa as cortinas já são bem levinhas e brancas, então não troco, apenas lavo, mas caso você use cortinas diferentes no inverno pode trocar por cortinas mais leves, clarinhas e até estampadas.


2- Roupas de cama

Durante o inverno usamos cobertores e mantas mais grossos, quentinhos e pesados, assim que as noites vão esquentando podemos mandar lavar também os que deixarão de ser usados mantendo só os mais leves e gostosinhos para as noites que ainda temos um friozinho.

Aqui também vale já guardar cheiroso e bem embalado para o próximo inverno.


3- Lâmpadas, lustres, luminárias e afins

Que tal fazer uma boa limpeza nas suas lâmpadas, lustres e afins? Por ser uma coisa que não nos atentamos sempre, as lâmpadas juntam bastante poeira e as vezes as luminárias também juntam bichinhos.

Retire o pó, lave o que for possível e traga inclusive mais claridade pra sua casa.


4- Janelas

Aqui dependendo de onde você mora é possível dar uma boa lavada nas janelas, ou então limpar bem por dentro, eu aconselho passar um aspirador e pincel para as frestinhas e depois limpar bem todas as partes. As vezes essa prática pode fazer parte da rotina de limpeza da sua casa, caso seja, tudo bem.

Caso você tenha o hábito de apenas limpar os vidros agora é hora daquela limpeza caprichada.

As janelas representam os olhos da casa, melhor que a visão seja boa não é mesmo?


5- Ventiladores

Logo logo dependendo de onde você é pode ser que os ventiladores (ou o ar condicionado) entrem em ação, e ninguém merece aquele vento cheio de pó não é?

Desmonte o que for possível dos ventiladores, lave, tire todo o pó.

Se for ar condicionado agende uma limpeza, verifique o filtro.

Ah, se acha que vai precisar comprar mais uma peça pro calor, aproveite agora que os preços estão mais baixos.


6- Roupas

Aproveite esse final de inverno para lavar roupas pesadas de inverno que ficarão guardadas durante a primavera/verão, guarde os casacos mais pesados, limpe os calçados que não serão usados e deixe por perto aquelas peças curingas que você pode usar em camadas para os momentos mais fresquinhos do dia.

Ah, já aproveita o momento para ver se as roupas de calor também precisam ser lavadas e se precisam de reparos, ou já se planeje caso precise comprar mais algumas peças.


7- Guarda-roupas

Já que estamos falando de cuidar das roupas para guardar, que tal aproveitar para dar um boa limpada no guarda-roupa, tirar o que não vai mais usar e separar para doação.

Deixe o guarda-roupas e gavetas abertos um pouco para ventilar (abra as janelas também).

Aqui em casa eu uso o Spray de limpeza energética Shiva para limpar o acúmulo desde a última vez que limpei, ajuda muito.


8- Fotos

Eu não sei como é aí na sua casa, mas aqui gostamos de ter algumas fotos pela casa, mas de tempos em tempos queremos relembrar de outras situações especiais, então eu aproveito a mudança das estações para trocar as fotos da casa, e isso ajuda muito na renovação da energia da casa.


9- Decoração

Outra coisa que amo trocar na virada das estações é a decoração da casa, colocar objetos mais característicos da energia da estação.

Então na primavera coloco cores mais abertas, objetos coloridos, busco tecidos estampados para as almofadas, colchas de cama, toalhas.

Você pode pesquisar quais são as referências da primavera que você mais gosta e colocar na sua casa para transformar a energia.


10- Flores

Claro! Nada mais justo que colocar flores por todos os cantos para celebrar a estação mais florida do ano, desde as flores de maior duração como orquídeas a flores de corte que você pode mudar semanalmente, agora é hora de trazer mais vida, mais alegria e mais cor para sua casa.


Em breve vou trazer um post sobre a energia das flores pra te ajudar na escolha das flores, o que você acha?


Espero que tenha gostado dessas dicas e que te ajude a receber a primavera com muita alegria na sua casa.


Até logo

Carol


Olá, que bom ver você por aqui!

Eu sou a Carol e por aqui compartilho com você o que aprendi e vivo diariamente sobre autoconhecimento, cuidados holísticos e desenvolvimento pessoal.

Fique por dentro de todos os posts

Obrigado por assinar!

  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Pinterest